05/01/2016

(Como indiquei no email alterei o promenor por incapacidade de visualização, o actual pertence ao volume 2 página 57)

Entrega do pormenor e da macro da fase de exame https://gaudi.fa.ulisboa.pt/~20151501/

PormenorPDF.pdf (117852)

PormenorJPEG.jpg (1991183)

 https://gaudi.fa.ulisboa.pt/~20151501/Macro.html - Macro

 O ficheiro dwg nao dá para inserir no blogue nao me permite por causa do formato mas encontra-se na página html

Semana 8                                  05/11/2015

Nesta aula continuamos o trabalho da planta de Toyo Ito, e passamos do layout model space para o layout paper space.

1 - Começamos por mudar o nome do layout.

2 - Editamos, de seguida, o formato da folha com o comando "PAGESETUP", definindo um modelo A4 ao alto sem margens de impressão.

3 - Com o comando "MVIEW" criamos um nova janela usando uma nova Layer denominada de Janelas.

Com este exercício demos inicio a um novo.

Pesquisamos no Google diferentes bussolas escolhemos uma e passamos ao desenho da mesma no AutoCad.

(Faltam imagens)

Semana 7                                  29/10/2015

Nesta aula, começamos por descarregar do Google um desenho tecnico do arquitecto Toyo Ito.

1 - No programa Autocad criámos várias camadas para receber o desenho rigoroso como "imagem" e "linhas auxiliares".

2 - Depois utilizamos o comando "ATTACH" e introduzimos a imagem no programa, ainda sem escala.

3 - Passámos à fase de escalar a imagem, para tal, fizemos linhas por cima da imagem com o comando "XLINE", estas por cima do balcão da cozinha, fazendo o contorno do mesmo e a seguir, utilizamos o comando "SCALE" e dando a medida inicial como referência transformámos a mesma medida para 0,65m.

4 - Com a imagem já à escala, fazemos então o desenho rigoroso por cima da imagem utilizando comandos como "XLINE", "OFFSET", "CIRCLE, etc.

Na aula seguinte, desta mesma semana continuamos a trabalhar na mesma planta, e usando novos comandos como "DRAWORDER" para colocar a planta por baixo das linhas traçadas.

No final da aula procedeu-se ainda à exprimentação de usarmos o 3D a partir do VIEW POINT bem como o uso de comandos com "PLINE", "EXTRUDE" e "SHADE".

(Faltam imagens)

Semana 6                                  22/10/2015

Nesta semana estivemos a rever os conhecimentos já adquiridos no programa AutoCad e a aprofundar mais nos softwares da Mac. Voltámos a refazer alguns passos e a relembrar outros.

Semana 5                                  15/10/2015

Continuamos a aula passada, já com a esquadria concluída.

1 - Utilizamos o comando "MVIEW". Utilizamos a escalo 1000/20. E de seguida isolamos cada um dos poligonos numa janela respetiva.

2 - A grelha que usamos para a construção foi retirada para a impressao final.

3 - Confirmamos o passo anterior com o comando "PLOT" e de seguida "PREVIEW".

4 - De seguida, mudámos as cores da impressão para preto e branco, logo teríamos que alterar as espessuras de linha das diferentes figuras.

5 - Quando passámos à fase de impressão usamos o comando "PLOT" e guardamos em formato pdf.

Na aula seguinte, aprofundamos o desenho com a utilização de "HATCH" para o preenchimento de áreas. Inserimos legendas e titulos, e colocamos também cotas.

(Faltam imagens)

Entrega do exercício do cenário         11/10/2015

 

Para a execução deste execício foram usadas duas imagens, a original e a que sofreu as alteraçoes necessárias. Foi usado o programa de edição Photoshop, e ferramentas como recorte, alteração de cor, colagem de elementos, entre outros.

De seguida, recorremos, de novo ao programa Notpad++ para a criação da página HTML para o execício proposto.

Procedemos também há criação de mais uma hiperligação na página pessoal de acesso ao exercício, no programa Notpad++, recorrendo a algumas alterações no ficheiro já existente, e atualização do mesmo no programa de publicação Fillezila.

Por fim, publicámos a página HTML do exercício também no programa, já utilizado antes, Fillezila.Bem como a publicação da hiperligação de acesso á página do exercício em causa.

https://gaudi.fa.ulisboa.pt/~20151501/cenario.html

     

Semana 4                                08/10/2015

Nesta quarta semana demos inicio a um novo exercício em AutoCad, o qual chamamos de poligonos. Este, consiste na realização de um conjunto de poligonos com determinadas regras / características.

Em primeiro lugar, o professor teve a dar alguns conselhos de comandos que poderiam ser uteis, bem como:

F1 - activar/desactivar a caixa de ajuda;
F2 - permite ver o histórico;
F9 - activa/desactiva o modo Snap;
F12 - activa/desactiva a Dynamic Input

Depois passamos á resolução do exercicio.

1 - Definimos as layers para cada figura, QUADRADO, TRIANGULO, CIRCULO, PENTAGONO,RETANGULO_R2 e RETANGULO AUREO.

2 - Selecionamos a layer "QUADRADO" e fechamos a janela.
3 - Começamos então a construir o nosso quadrado, com o comando "LINE" e as cordenadas (0,0;1,0;1,1;0,1) com um enter entre cada par de coordenadas e terminando com o comando "CLOSE".

De seguida passamos á construção do circulo.
1 - Selecionamos a layer "CIRCULO" e fechamos a janela.

2 - Na barra de comandos inserimos o comando "CIRCLE", introduzimos as cordenadas do centro (0,0) enter e as cordenadas de um dos pontos do circulo (1,0).

 
Continuamos com a construção do triangulo.

1 - Selecionamos a layer TRIANGULO" e fechamos a janela.
1 - Introduzimos o comando "LINE" e as cordenadas "(0,0), (1,0), @1<120", e de seguida fechamos com o comando "CLOSE".

De seguida construimos o proximo poligono. Este será um pentágono.

1 - Selecionamos a layer "PENTAGONO" e fechamos a janela.

2 - Utilizamos o comando "POLYGON" e indicamos o numero de lados que tem a figura e por fim, indicamos os ponto (0,0) e (1,0)

Continuando, desta vez com o retangulo r2.

1 - Selecionamos a layer "RETANGULO R2" e fechamos a janela.

2- Temos que executar uma circunferencia primeiro de novo comando "CIRCLE" (0,0), (1,1). 

3- Com o circulo já construido obtemos um lado do retangulo do ponto (0,0) até à coincidencia com o circulo desenhado no eixo do x.

4- Sabendo que o retangulo tem a mesma altura que o lado do quadrado fica coincidente .

Por ultimo contruimos o retangulo aureo.

1 - Selecionamos a layer "RETANGULO AUREO" e fechamos a janela.

2 - Usamos de novo o comando "CIRCLE", com centro na interseção da circunferencia verde com o rentangulo azul, e raio no vertice superior direito do quadrado vermelho.

3 - Por fim, fazemos o mesmo que na figura anterior.

Demos assim por concluída a construção dos diferentes poligonos, agora eliminemos as figuras auxiliares, com o comando "ERASE".

Passamos então á próxima fase do exercício, que se remete a centralizar todas as imagens.

1 - Com a utilização dos comandos "MOVE" e "LINE". Primeiramente traçamos a diagonal do quadrado e depois movemos todas as figuras para o ponto medio dessa diagonal com o seu centro nesse mesmo ponto.

Encerramos então assim esta parte e passemos à fase de preparação para imprimir.

 1 - Comandos "TILEMODE" e "0", e automaticamente o exercicio passa para outra folha. Apagamos o que lá está de modo a folha ficar em branco. 

2 - De seguida editamos o nome da folha no canto inferior esquerdo para "IMPRESSÃO_A3".

3 - Depois editamos algumas carateristicas com o comando "PAGESETUP", de modo a obtermos uma folha de trabalho com dimensões de um A3.

4 - Continuando criamos uma esquadria para a folha, e introduzimos uma nova layer com o nome "ESQUADRIA".

5 - Para obtermos a esquadria que desejamos, utilizamos o comando "XLINE" e as opções "VERTICAL" e "HORIZONTAL". Depois usamos o comando "FILLET" , de modo a apagar os excessos. Usamos ainda "JOIN" para unirmos as linhas executadas.

6 - Por fim, utilizamos o comando "OFFSET" com cinco unidades para o lado de dentro da folha.

Demos por terminada neste ponto a aula recomeçando na próxima semana.

Semana 3                                01/10/2015

Na terceira semana foi-nos proposto o primeiro exercício para entrega HTML que consistia na alteração de uma imagem constituída por píxeis, imagem essa que deverá ser uma pintura perspetivada que data o renascimento e a alteração será a introdução de uma nova figura humana (neste caso nós mesmos ). De seguida temos o enunciado proposto.

Enunciado_cenario.pdf (37086)

Nas aulas foram explicados alguns passos para a execução do exercício, bem como a enunciação dos programas a usar.

Iniciámos nesta semana também o primeiro exercicio em AutoCad, que consistia em criarmos um tabuleiro de xadrez.

1 - Começámos por definir duas Layers, nomeadas de Pretas e Brancas.

2 - Desenhamos o primeiro quadrado do tabuleiro de xadrez, através do comando "SOLID".

(com as cordenadas 0,0;0,1;1,0;1,1)

3 - De seguida, escrever o comando "ZOOM", enter, "EXTENDS", de modo a visualizarmos o quadrado todo.

4 - Posteriormente a isto, escrever o comando "ARRAY CLASSIC", aparecerá uma caixa de texto, a qual teremos que proceder a algumas alterações.

5 - Depois de selecionarmos o quadrado já desenhado antes carregamos em enter e o primeiro quadrado divide-se em mais 3 ligeiramente menores.

6 - Na barra de comando introduzimos então, de  seguida, o comando "COPY", enter, clicamos num vertice de um dos quadrados, enter, clicamos no vertice oposto da mesma diagonal.

7 - De seguida, repetimos o passo 4 e alteramos os valores.

8 - Repetimos também o passo 3.

9 - Utilizar o comando "MIRROR", e de seguida enter, arrastar depois o resultado para cima das peças já desenhadas.

10 - Por fim alterar a cor das peças adquiridas no ultimo passo usando as layers.

 

 

Semana 2                                                   24/09/2015

Na segunda semana avançamos na página HTML introduzindo novos dados e aplicando fundos, cores e tipos de letra.
Editamos o tamanho das fotografias no programa Adobe Photoshop para introduzir na página pessoal e por fim adicionamos tambem novos elementos ao blogue pessoal.

Versão modificada da página HTML no programa Notpad++:

Página pessoal:

Página pessoal (aspecto atual):

Photoshop(edição da fotografia):

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Semana 1                                17/09/2015

 

Na primeira parte da aula foi feita a apresentação da disciplina, na qual nos foram mostrados os objectivos, os critérios de avaliação e a sua bibliografia.
Fizemos uso dos protocolos da rede e do correio eletrónico, para definir os procedimentos de entrega de trabalho. Tomámos conhecimento dos programas a utilizar nas aulas de Sistemas de Representação Digital (Notpad++, FileZilla, AutoCad, Adobe Photoshop, entre outros idênticos).
Iniciamos a criação da página html só com as informações iniciais sem nenhum tipo de formatação.

Avaliação da Cadeira:  Blog- 20%
                       Cenário- 15%             
                       Pormenor Arquitetónico- 45%
                       Macro- 20%

Primeiros comandos HTML do programa Notpad++:

 

 

 

 

 

 

 

 

Versão HTML da página inicial:

 

 

 

 

 

 

Criação do blog: